Considerai atentamente Jesus — Heb. 3.1-2 (4)

Parte 4 de um sermão sobre Hebreus 3.1-2 preparado pelo pr. Wes Bredenhof

Por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerai atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus, o qual é fiel àquele que o constituiu, como também o era Moisés em toda a casa de Deus.  Heb. 3.1-2

Agora é necessário considerarmos a pessoa e obra do nosso Senhor Jesus.  Todavia, primeiro é importante voltarmos a capítulo 2.  Precisamos fazer isso por causa de duas palavras no início do capítulo 3, por isso.  Não podemos ignorar estas palavras.  Precisamos pensar sobre estas palavras.  Por isso?  O que é isso aqui?  O que é a base para o ensino no capítulo 3?

Assim, no capítulo 2, vemos Cristo, aquele que por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem (Heb. 2.9).  O Senhor Jesus é o Autor da salvação, aperfeiçoasse por meio de sofrimentos (Heb. 2.10).  Ele compartilhou da nossa humanidade para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo (Heb. 2.14).  Ele nos deu a liberdade.  Heb. 2.17 diz, Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo.  Propiciação significa que Ele se afastou da ira de Deus.  Portanto, temos a reconciliação com Deus.  Deus olha para nós com amor e favor.  Ademais, hoje, porque Ele mesmo sofreu quando tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados (Heb. 2.18).

Meus irmãos, tudo isso é a base para as duas palavras que começam capítulo 3, por isso.  O Espírito Santo diz, já que tudo isso é verdade, considerai atentamente Jesus.  Olhai firmemente para Cristo.  Queremos estar obcecados com Jesus.  Ele deve ser o sol em nosso sistema solar.  Ele deve ser no centro sempre.  Por que?  Porque Cristo é nossa salvação, nossa esperança, nossa vida diante de Deus.

Hebreus 3.1 nos diz considerar Cristo em duas maneiras específicas.  Com certeza, há outras maneiras.  Por exemplo, podemos pensar sobre Cristo como o marido da mulher dEle, a igreja — e mais.  Contudo, há só duas maneiras aqui em nosso texto.  Elas são ligados, na verdade, ninguém pode separar elas.   As duas maneiras são:   Cristo é o Apóstolo e Cristo é o Sumo Sacerdote.

Parte 5  

Um comentário em “Considerai atentamente Jesus — Heb. 3.1-2 (4)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s