Considerai atentamente Jesus — Heb. 3.1-2 (3)

Parte 3 de um sermão sobre Hebreus 3.1-2 preparado pelo pr. Wes Bredenhof

Por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerai atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus, o qual é fiel àquele que o constituiu, como também o era Moisés em toda a casa de Deus.  Heb. 3.1-2

Nosso texto diz também que cristãos são santos irmãos.  Temos sido distinguido do mundo por Deus.  Deus tem nos reivindicado — assim, pertencemos a Ele, pertencemos à família dEle.  Há algo de especial com este povo.  Aqui também devemos pensar sobre nosso batismo.  Recebemos o sinal e o selo da aliança de Deus no batismo.  Deus tem nos reivindicado.  Quando você foi batizado, então Deus disse, Esta criança é minha!  Esta criança é santo!  Então, todos nós precisamos dizer, Sim, pertenco a Deus.  Pela aliança da graça dEle, Deus tem me reivindicado.  Reconheco isso.  Acredito isso, por causa de Cristo, por causa de tudo que Ele tem feito.  Só por causa de Cristo, pertenco a Deus hoje e sempre.   Meus irmãos, todo nós temos dizer isso.  Deus tem nos reivindicado e deu maravilhosas promessas em Cristo.  Temos responder com fé.  Deus diz que somos santos irmãos, então acreditamos isso.

Acreditar que somos santos irmãos também vai dar frutos em nossas vidas.  Deus diz que somos santos.  Deus diz que temos sido distinguido do mundo.  Portanto, ele deve ser assim em nossas vidas.  Somos santos.  Não somos perfeitos.  Há ainda uma guerra contra o pecado.  Você não é um descrente porque luta com o pecado.  Nem pensar.  Pelo contrário, sua luta é parte de ser um cristão.  Quando Deus nos declara santos, declaramos guerra contra o pecado.  Deus diz que somos santos, agora vamos tentar ser quem somos.

O autor de Hebreus também diz que somos o povo que participais da vocação celestial.  Estas palavras trazem louvor a Deus igualmente.  Vemos a graça dEle aqui: participamos na vocação celestial.  Isso significa duas coisas.

Primeiro, ele significa que nós fomos chamados por Deus, que mora em céu.  Deus nos chamou para fora do mundo, das trevas para a maravilhosa luz dEle.  Deus nos chamou pela Sua Palavra, a acreditar nEle.  Deus nos chama constantemente para se arrepender e crer no evangelho.  Nosso chamado é do céu e para ser os filhos de Deus hoje e sempre.

Segundo, a vocação celestial também é uma chamada para o céu.  Hebreus 11.16 diz que há uma pátria superior, isto é, celestial.  Lá uma cidade foi preparada para nós por Deus.  Essa cidade faz parte da nossa herança.  Essa é a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador (Heb. 11.10).  Na verdade, essa cidade é a cidade maravilhosa!

Participamos nessa vocação celestial com todo o povo de Deus.  Nós participamos nela.  Não é apenas uma vocação para uma ou duas pessoas.  Ela é algo para muitas pessoas.  A vocação celestial existe na comunhão dos santos.

Agora, a vocação precisa de uma resposta.  Por isso, nosso texto diz, considerai atentamente Jesus.

Parte 4

Um comentário em “Considerai atentamente Jesus — Heb. 3.1-2 (3)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s