Considerai atentamente Jesus — Heb. 3.1-2 (2)

Parte 2 de um sermão sobre Hebreus 3.1-2 preparado pelo pr. Wes Bredenhof

Por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerai atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus, o qual é fiel àquele que o constituiu, como também o era Moisés em toda a casa de Deus.  Heb. 3.1-2

Nós não sabemos quem escreveu a carta aos Hebreus.  Há muitas teorias.  Alguns dizem Paulo, outros dizem Apollos, e outros dizem que qualquer outra pessoa.  Isto não é importante.  Mais importante é que, na verdade, a carta é não uma carta.  A conclusão de Hebreus parece ser uma carta ou uma epístola.  Todavia, o resto parece ser um sermão da igreja apostólica.

Hoje, quando ministros reformados começam os sermãos deles, eles dizem algo como, Amada congregação do Senhor Jesus Cristo.  Isso é nosso costume, contudo também é bíblico.  No Novo Testamento, vemos epístolas endereçadas às igrejas de uma maneira similar.  Quando você fala ao povo da igreja, você os chama o povo de Deus, a congregação de Cristo.  Eles são as pessoas que confessam o nome de Cristo.

Agora, o sermão que chamamos de Hebreus não começa desta maneira.  Mas em cada parte do livro, nós vemos o povo de Deus chamado desta maneira apostólica.  Por exemplo, aqui em nosso texto, no início do capítulo 3.

O autor chama os leitores (ou ouvintes) dele santos irmãos.  Estas duas palavras estão cheias de significado.  Santos irmãos — estas palavras ampliam capítulo 2.  No capítulo 2, os crentes são uma família espiritual.  Hebreus 2.11 diz, Pois tanto o que sanctifica como os que são sanctificados, todos vêm de um só.  Por isso, é que ele não se envergonha de lhes chamar irmãos.

Amada congregação, aqui há uma verdade consoladora.  Somos membros da família de Deus.  Por causa de Cristo ea obra dEle, somos adotados como filhos de Deus.  Mas há mais.  Talvez você se pergunta por que ele diz irmãos e filhos.  Sei que em português irmãos e filhos muitas vezes inclui irmãs e filhas.  Em grego bíblico também.  Contudo, aqui é importante que entendemos a Bíblia bem.  Hebreus fala dos irmãos e filhos por uma boa razão.  Os irmãos e filhos são as crianças privilegiadas.  Ou homem ou mulher, vamos receber a herança de nosso Pai.  O que é essa herança?

Hebreus 1.14 diz vamos receber uma herança — nossa salvação.  Em outras palavras, sempre vamos viver em reconciliação com o nosso Deus e Pai no céu.  Este é eterno.  Ninguém pode roubar nossa herança de nós.  Também, nossa herança vai incluir o novo céu e a nova terra.  Deus vai nos dar um lugar onde vamos morar sempre.  Ele vai compartilhar esta terra conosco.  Nesta terra, teremos uma perfeita comunhão com nosso Deus.  Há uma herança gloriosa pelos filhos de Deus!

Parte 3

Um comentário em “Considerai atentamente Jesus — Heb. 3.1-2 (2)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s