Nossa consolação indizível na doutrina reformada da eleição (5)

Parte 5 de um sermão sobre Cânones de Dort 1.7 — preparado pelo pr. Wes Bredenhof

Esta doutrina reformada da eleição tem um resultado nas nossas vidas.  Temos a consolação indizível de ser o povo escolhido de Deus.  Ele nos amou e ainda nos ama — vai amar sempre!  Olhe novamente para Paulo em Efésios 1.  Ele está muito entusiasmado.  Às vezes, quando alguém está animado ele fala e fala e não para.  Ele não para para respirar.  Igualmente é Paulo aqui em Efésios 1.  Em grego, a gramática deste capítulo é ruim — as frases são longos e não pare.  Todavia, esta é a gramática de alguém que está entusiasmado.  Paulo não é um teólogo estoíco aqui, sem sentimentos, sem emoção.  Ele está exultante em Deus!  O Espírito Santo quer nos fazer isso também.  Os Cânones de Dort resumem a Bíblia fielmente, assim eles querem nos fazer isso também.  Por isso, o Sínodo de Dort estava preocupado com os erros arminianos.  Eles roubaram a glória de Deus para salvação.  Os arminianos deram algum crédito ao homem, quando Deus merece todo o crédito.  Assim, um resultado da doutrina reformada da eleição é todo o louvor a Deus para salvação.

Além disso, há Efésios 1.4.  Ele diz que Deus nos escolheu para sermos santos e irrepreensíveis perante ele.  Eleição não é baseada em santidade e inocência.  Aqueles são os resultados da eleição.  Deus nos escolheu antes da fundação do mundo.  Nós vimos a este mundo e, pela graça de Deus, acreditamos em Cristo.  E quando conhecemos a graça de Deus, queremos amá-lo e agradá-lo.  Quando conhecemos a doutrina reformada da eleição, nos tornamos cristãos agradecidos que querem andar nos caminhos de Deus.  Como uma resposta ao nosso Deus gracioso, queremos viver para ele com entusiasmo, seguindo a Palavra dEle.

Portanto, amada congregação, preciso perguntar a cada de vocês, Você vê a graça de Deus para você?  Você acredita em Cristo, né?  Você só confia nele.  Você vê que isso é a obra de Deus em sua vida?  Realmente, isso é a obra de Deus antes da fundação do mundo.  Então você deve adorar este Deus grande.  Você deve viver para o seu Deus todos as dias.  Queremos viver para ele reverentemente, propositadamente, dando glória ao Deus grande da nossa salvação.

Talvez este sermão te faz ter mais perguntas.  Por exemplo, como você saber que você é com os eleitos?  Diria leia os Cânones de Dort.  Os Cânones dão respostas a estas perguntas e outras como elas.  Eles falam biblicamente e se você lê eles com a Bíblia, você vai ver isso.  Você vai ver que, sem dúvida, há consolação nessas doutrinas da graça — consolação indizível.  Porque temos o Deus grande que nos ama profundamente em Jesus Cristo.  Amém.

Um comentário em “Nossa consolação indizível na doutrina reformada da eleição (5)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s